quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brigadeiro!
Normalmente não uso leite condensado aqui no bistrot,  e hoje no atelier de gastronomia eu tive a função de fazer brigadeiro de colher.   Eu realmente adoro quando tenho que fazer algo que foge da minha rotina, mesmo algo tão simples quanto um brigadeiro vira um acontecimento! E quer saber? Ficou uma delicia!!!
O segredo é: dissolver o cacau no leite condensado com um fouet enquanto ele está em temperatura ambiente, bater bem mesmo. Dai ligar o fogo  baixo  e mexer de vez em quando até levantar fervura, a partir deste momento  mexer sempre, até chegar no ponto desejado. Fica muito brilhante,  super saboroso e o leite condensado não fica tão marcante, fora a cremosidade: quase 'espumoso' .
Todas as vezes que fiz brigadeiro na minha vida percebi que ele realmente fica muito diferente dependendo de quanto se bate, muda muito. E isso é encantador na gastronomia, uma receita que vai somente 2 ingredientes, leite condensado e cacau,   fica evidente a interferência humana. Em pratos em que temos muitos insumos fica mais dificil de perceber o toque do cozinheiro ou a qualidade dos produtos,   mas em receitas simples isso é fundamental!
Quem ai gosta de brigadeiro?
O bom é que quando eu terminei todo mundo queria 'lavar' a panela!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário