sábado, 24 de novembro de 2012

A delicadeza dos pães.
Até uns 5 anos atrás fazer pão era um acontecimento pra mim, eu não entendia a sutileza , a simplicidade desta receita. Eu pensava muito , nas medidas, no quanto sovar, nas temperaturas, e ele quase sempre ficava pesado,  não crescia,   era uma frustração. Amigas cozinheiras me passavam receitas e dicas e eu ficava ainda mais irritada com a simplicidade da  'coisa toda' e a minha obvia incompetencia.
É tão simples, tão organico fazer pão que só dá errado quando a gente se esforça muito.
Fazer pão é muito zen.  É só deixar fluir que acontece.
Essa é a minha dica: faça enquanto estiver se divertindo com uma musica bem empolgante, aquela que é impossivel ficar parado,  siga a receita o suficiente para que tenha todos os ingredientes que juntos resultem num pão. E dance.
Depois de muitos pães seguindo esta tecnica,   vc fará pães perfeitos mesmo sem rebolar.
Ingredientes:
250 g fermento fresco ( ou mosto de qq fruta bem doce)
1 colher açucar (dispensável se usar mosto de fruta)
1 colher sobremesa  de sal
500 g farinha de trigo branca
500 g farinha de trigo integral
500 ml agua quente ( mas que vc consiga suportar o calor)

Esta é a base para os meus pães. Depois eu brinco muito,  misturo com vários tubérculos , ervas, grãos, raizes e muitos formatos  diferentes.

Receita:
Primeiro misture o fermento biologico , o açucar , 5 colheres de farinha de trigo e 200 ml de agua quente ( lembre-se : suportável) cubra com um pano  e deixe crescer por pelo menos 30 minutos num local seco.
Depois misture com o restante da farinha , agua e sal.
Sove bem  , cubra com um pano e deixe crescer por pelo menos 1 hora num local seco.
O ponto da massa é uma questão interessante:  ela solta dos dedos enquanto sovamos , mas continua macia, molenga. Quando a gente coloca muita farinha ela fica pesada e com pouca ela gruda muito nos dedos e fica dificil de sovar.
Depois que o pão cresceu  modele ele do jeito que vc preferir , coloque nas formas e asse no forno pre aquecido a 180 graus.
Depois deguste ele ainda quentinho com azeite de boa qualidade e pimenta moida na hora!

 
                                                           
                                         Nossa,   é bom demais!








Nenhum comentário:

Postar um comentário