sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Participando do festival Slow filme   http://www.slowfilme.com.br/  conheci o deputado Joe Valle e tive a oportunidade de ouvir a historia da sua fazenda Malunga  http://www.malunga.com.br/index.php fiquei encantada com a filosofia do Joe e pedi para visitar a fazenda,  fui prontamente atendita!  Sua esposa, a Clevane foi gentilissima e fiquei hospedada na casa da familia , os funcionários da fazenda foram muito generosos e prestativos. Tudo perfeito.
A fazenda é extremamente próspera.
"O modelo é a natureza. A Fazenda Malunga é uma propriedade agroecológica que trabalha com a integração de atividades , diversificação de culturas e o mínimo de perdas energéticas. Ela está comprometida com a auto-sustentação do meio ambiente e a qualidade dos alimentos que produz. Não utiliza agrotóxicos , veneno que mata tudo. Pelo contrário , o básico é manter a vida em todos os níveis . As nascentes , os rios , a vegetação espontânea são protegidos ; a vida na terra e no ar é preservada. Há mais de 20 anos a Fazenda Malunga trabalha com agroecologia , estando presente em praticamente todas as atividades ligadas à agricultura ecológica no D.F. , acumulando experiência para um trabalho sério e reconhecido em todo Brasil. "
Chegando na fazenda , fui conhecer os canteiros  e apareciam muitos animais pelo caminho principalmente répteis, sinal claro da não utilização de agrotóxicos.  A diversidade é fascinante, do lado dos canteiros de tomates (cobertos ) tinham funcionarios colhendo bananas,  os caminhos são marcados por margaridões e os canteiros são separados com cercas de cana de açucar.
Pés de tomate carregados, sem agrotóxico!


Canteiros de cenoura, rúculas, uma enorme variedade de alfaces
Fazenda colorida!
Produção de sucesso
Organizada ,  muita variedade, saudável
Nos outros dias na fazenda, conheci a produção de laticionios e claro , entrei na cozinha do refeitorio!
Conto mais no proximo post!
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário