quarta-feira, 27 de março de 2013

Os 5 gostos basicos

Pensando num evento em que o objetivo era estimular os sentidos,  comecei a criar os pratos a partir dos 5 gostos básicos e achei interessante compartilhar.
O desafio pra mim era criar pratos em que os gostos fossem ressaltados, porem em harmonia com outros sabores. Por exemplo o doce, não simplesmente apresentar cristais de sacarose e sim uma receita em que o doce fosse valorizado dentro do conjunto.
Outro desafio deste evento era mostrar  a comida sendo feita na hora e também  ser reconhecível, quer dizer, fazer parte do dia a dia das pessoas, comfort food ou comida de rua.   Nada de gastronomia molecular ou nouvelle cuisine...
Pensando nisso tudo,   embarquei na idéia de fazer comida de rua , em barraquinhas, dentro do evento.  Isso é otimo porque os cheiros, vapores, fumaça, ruídos e movimentação da equipe já dão o clima certo!

-Doce: churros fritos na hora com 2 tipos de recheio: a fritura forma uma casquinha dura que em contraste com o recheio cremoso cria uma composição divertida na boca. Tem tbem a canela em pó que é de outra composição, dá outra sensação na lingua. O recheio de purê de maça vai com canela em pó e o de doce de leite , mais untuoso, com açucar demerara. Com esses 2 churros temos várias texturas e temperaturas: cremoso, duro,untuoso, quente, ambiente, frio, crocante (açucar demerara)
Na barraca de doces também tem bala de coco, além da apresentação ser bem festiva em papel de seda colorido e cortado em tirinhas na ponta, a consistencia da bala de coco bem feita é incrivel, a principio ela é dura, mas assim que entra em contato com a saliva começa a se desmanchar e vira uma nuvem na boca!

-Salgado : Manga e abacaxi com flor de sal. A manga comida em pedaços com a mão, é uma super experiencia gastronomica, ela tem fibras, é suculenta, a gente realmente se lambuza comendo! O abacaxi é durinho mas tem muito suco, e uma acidez maravilhosa, enche a boca de água. Essas frutas com flor de sal ficam fantásticas: causam o efeito desejado, percebemos claramente o sal numa composição bem equilibrada com outros gostos.
Pastel de feira frito na hora: classico de comida de rua em Sampa, puro comfort food! O cheiro da gula na festa!
                                  

-Amargo : Pão de cerveja com geléia de kinkan O gosto amargo é um desafio mesmo, é o gosto com maior rejeição, quem nunca viu uma criança cuspir o pure de espinafre feito com todo amor, rsrsrsr, temos que insistir bastante até a criança se acostumar com este gosto e muitos pais não tem essa paciencia, sendo assim, muitos adultos não aprenderam a degustar o sabor amargo.
Minha sugestão é um pão de cerveja , já que o pão é adorado por quase todo mundo e o toque da cerveja não chega a assustar, com uma geléia de kinkan. A geléia tem uma consistência firme, é linda com aquele tom laranja brilhante , com a casquinha da kinkan para mastigar, meio borrachinha. É um finger food amargo/doce , bem delicinha.
Outra sugestão para esta barraquinha é o brigadeiro de café, 2 ícones da gastronomia brasileira: café e brigadeiro. O cheiro do café é muito sedutor e o formato do brigadeiro já desperta um sorriso em qualquer brasileiro, vem lá no fundinho a lembrança de nossos aniversários na infancia....

-Ácido : Resolvi ir pro rei limão, sem rodeios. Sanduiche de ragú citrico, um pecado maravilhoso: A carne é cozida por tanto tempo no suco de limão que desfia. É muito suculento este sanduiche!
E o ragu lembra a gente dos sanduiches de carne louca...

                                       


-Umami : O gosto menos conhecido,pelo menos aqui no ocidente. Na verdade é o gosto que primeiro temos contato, já que é o sabor do leite materno. Outros ingredientes com gosto umami são tomate, queijos e cogumelos. Meu objetivo era apresentar o umami em criaçoes naturais, sem utilizar o glutamato monossodico industrial. A sugestão foi palitos de legumes como cenoura e salsão servidos em copinhos com um molho de tomate e shoyo natural organico sem adição do glutamato monossodico. Fica muito saboroso , leve, tem a crocancia dos legumes e o molhinho natural bem forte.
                                      
E um muffin salgado de cogumelos e parmesão. 2 ingredientes com gosto umami juntos evidenciam a experiência, e o muffin se porta muito bem em festas!
                                 

 
 
Adoro uma festa das boas! Me divirto com a experiência em si e com as descobertas das outras pessoas, hummms e olhos arregalados são puro deleite !
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário